Confeitaria Kuchenwelt: o mundo dos bolos alemães na Trindade

Moro na Trindade há muitos anos, mas nunca tinha entrado nessa confeitaria, que fica numa pequena bifurcação da Rua Lauro Linhares. A Confeitaria alemã Kuchenwelt, que significa “o mundo dos bolos”, é pequena e discreta, fica num centro comercial que vai subindo a rua até acabar na entrada de um conjunto residencial.

 

O proprietário, apesar de parecer meio arrogante no início, é o que considero uma pessoa que sabe fazer marketing e acredita em seu produto. Todo mundo que entra na confeitaria é recebido com uma explicação sobre a torta, as histórias das suas receitas, de como chegou a ter uma confeitaria alemã (mesmo não sendo de origem alemã), de seus funcionários e de sua família. Em todo o tempo que estive no local, ele enalteceu seus produtos e se mostrou um apaixonado pelo que faz.

 

 

O local é pequeno e simples, possui somente três mesas de dois ou três lugares e um balcão com mais quatro banquetas.

 

 

Na entrada já é possível ver a variedade de produtos disponíveis, e como será difícil a missão de escolher somente um deles!

 

 

Diversos sabores de cucas alemãs, tortas integrais... A maioria das pessoas passa por ali para levar uma das cucas para casa, inteira ou cortada pela metade.

 

 

Esse belíssimo cheesecake de amora o proprietário afirma não usar cream cheese nacional, e sim uma receita americana de queijo philadelphia feita por ele.

 

 

Comecei com um salgado, um miniquiche de alho poró. Me arrependi, pois deveria ter experimentado as empadinhas alemãs.

 

 

Mas é nos bolos que está a graça do lugar. Uma cliente chegou com uma amiga e encheu de elogios para uma das tortas: aApfelkuchen Nut (torta integral de aveia com maçã e nozes). Claro que foi essa a escolhida por mim também. Ela não é muito fotogênica, mas garanto que é uma delícia. Tem uma crosta de açúcar com canela, a massa tem pedaços de maçã e é bem macia.

 

 

Para acompanhar, pedi uma xícara de chá. E ainda experimentei a Torta Holandesa, que nós conhecemos como torta alemã. A bolacha ainda estava bem crocante e a nata é mais consistente e menos doce que imaginei. Gosto assim!

 

 

Além dos bolos, que são todos de fabricação própria, a confeitaria também oferece biscoitos, em parceria com a Fluss Haus (sim, aquela deliciosa loja de produtos alemães que fica em São Martinho).

 

 

Gastei 22 reais e com certeza voltarei para provar as outras tortas. E concordo com o proprietário quando ele diz que quem sabe o que é bom sempre volta a aparecer por ali.

 

Confeitaria Kuchenwelt
Rua Lauro Linhares, 820, Bl2 L1 - Trindade
Florianópolis/SC
Fone (48) 3234-2434

postado por José Hélio Veríssimo Júnior em 19-03-2015 16:49:47